top of page

Histórico do evento

O Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental teve início em 2004, por demanda dos estudantes de graduação em Psicologia que ressentiam a ausência de espaços para discussão sobre saúde mental. Surgiu como atividade do Projeto Prisma (Práticas Interdisciplinares em Saúde Mental na Academia) desenvolvido no Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (L@gir) do Departamento de Psicologia da Fafich/UFMG.

 

Desde a primeira edição, o evento cresceu muito e adquiriu importância estadual em sua quarta edição de 2008, que contou com a participação de mais de 400 pessoas vindas de todas as regiões do estado de Minas Gerais e outras regiões do país.

 

Com a criação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), em 2007, o evento passou a contar com a parceria desta entidade e a ser realizado em ano sempre anterior ao da realização dos Congressos Nacionais bianuais da Abrasme (o próximo congresso Abrasme está previsto para 2016).

 

Em sua última edição, realizada em 2011, o Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental contou com importantes participações nacionais e internacionais nas mesas principais, com 250 inscrições de participantes e aprovação de mais de 80 trabalhos de grande qualidade, valor científico e social, que propiciaram um debate rico e qualificado nos Grupos de Trabalho temáticos. Os anais do V Simpósio com todos os resumos expandidos aprovados para apresentação encontramse publicados no Cadernos Brasileiros de Saúde Mental.

 

Esta sexta edição do Simpósio consolida o caráter nacional e internacional do evento, pois contará com a participação de importantes convidados nacionais e estrangeiros, pertencentes a grupos de pesquisa e de militância política com os quais mantemos cooperação científica. O evento contou, para as edições anteriores, com o apoio da Fapemig, PRPq/UFMG, CAPES e CRP/MG. Os quatro eventos anteriores foram temáticos, respectivamente intitulados: I Simpósio 2004: A Loucura atrás dos muros da Universidade; II Simpósio 2005: Agindo para além do prescrito; III Simpósio 2006: Pesquisar e intervir para transformar; IV Simpósio 2008: Contra os excessos de teoria ou de pratica: uma interlo(u)cução; V Simpósio 2011: Caminhos e descaminhos da Reforma Psiquiátrica Brasileira: 10 anos da Lei 10.216/01.

Tendo como público alvo pesquisadores, gestores, trabalhadores e estudantes da área da saúde, o evento se tornou uma referência para o avanço do movimento de Reforma Psiquiátrica em nosso estado de Minas Gerais e para a articulação do campo com a saúde coletiva e com as demais políticas públicas, especialmente, de cultura, educação, trabalho, lazer, justiça, assistência social e direitos humanos.

 

O Simpósio se constituiu ao longo dos anos como um dos mais regulares e abrangentes do estado. São mais de dez anos desde a realização de sua primeira edição. A distância temporal entre a última edição, em 2011, e a deste ano, de 2015, se deveu a um acúmulo de atividades do Laboratório, em termos de pesquisas maiores e mais complexas, financiadas por editais do Ministério da Saúde e outras agências (PET Saúde Saúde Mental, PPSUSRede, Pós-doutorados seniores no exterior, etc.).

 

O evento, embora promovido por um Departamento de Psicologia, tem a característica de ser interdisciplinar e estar articulado com organizações e movimentos sociais do campo da saúde coletiva e saúde mental, o que tem se mostrado fundamental para uma formação comprometida com os avanços das políticas públicas no país. Também tem promovido importante articulação entre os níveis de formação de graduação, pós-graduação lato sensu, incluindo programas de residência uni e multiprofissional, mestrado e doutorado. Finalmente, a produção oriunda do Simpósio tem se convertido, desde a última edição, em publicações formais de acesso livre.

 

Nesta sexta edição do Simpósio, a finalidade é contribuir para a produção, a troca e a disseminação de conhecimentos no campo da saúde mental e coletiva, fortalecendo a formação em nível de graduação e de pósgraduação através do compartilhamento das produções de grupos de pesquisa e de intervenção em atividades previstas no I Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa e Intervenção. Este encontro será realizado pela primeira vez e de forma articulada com o Simpósio.

 

Queremos produzir uma reflexão qualificada, aberta e politicamente comprometida com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, da Reforma Psiquiátrica e das demais políticas públicas sociais com as quais a saúde coletiva e a saúde mental mantêm interface.

bottom of page