top of page

Trabalhos

 

 

Será mantido o formato das edições anteriores do Simpósio, com atividades que congregam todos os participantes, como as mesas redondas, atividades culturais, plenária, etc.. Entretanto, investiremos neste ano na construção de um espaço que propicie maior troca de experiências e um debate qualificado entre os participantes de modo mais participativo possível, através dos Grupos de Trabalho, atividade do I Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa e Intervenção. A interseção dos dois eventos simultâneos tem por finalidade contribuir para fortalecer a educação permanente, bem como, a produção e a troca de conhecimentos no campo da saúde mental coletiva, em níveis de graduação e de pós-graduação, strito e lato sensu, com destaque, neste caso, para as diversas modalidades de residências uni e multiprofissionais.

 

 

Os Grupos de Trabalho (GT) obedecerão a três Eixos Temáticos que orientam a composição das mesas redondas e a submissão de trabalhos:

 

 

1. Formação para o trabalho na saúde coletiva e saúde mental

Ementa: O objetivo deste GT é discutir sobre a situação atual da formação acadêmica graduada e pós-graduada, onde a Universidade tem papel preponderante, bem como da educação permanente de profissionais de diferentes áreas para atuação no campo da saúde mental coletiva, identificando os avanços recentes e os principais desafios ainda a vencer para uma maior capacitação e desenvolvimento de habilidades demandadas pelo campo na direção de um trabalho interdisciplinar, intersetorial e comunitário.

 

2. Pesquisa em saúde e questões ético-políticas

Ementa: O objetivo deste GT é debater sobre as principais questões ético-políticas envolvidas na pesquisa em saúde, focalizando desde as polêmicas que cercam o controle através de procedimentos ético-normativos pelos Comitês de ética até as práticas cotidianas de pesquisa que assegurem o comprometimento ético dos pesquisadores para com os sujeitos de pesquisa, para com a exigência de veracidade dos conhecimentos produzidos e a responsabilização perante a sociedade por seus desdobramentos e implicações sociais.

 

3. Intervenção e práticas autonomistas

Ementa: O objetivo deste GT é refletir sobre intervenções e experiências participativas no campo da saúde mental coletiva que priorizam processos de autogestão, cogestão e co-construção de práticas que se apoiem na produção de autonomia como norte ético-político. Pretende-se debater sobre os desafios e impasses com os quais os profissionais, pesquisadores e usuários se deparam nestas práticas, e sobre os possíveis avanços que já podem ser observados na direção de um maior empoderamento e protagonismo dos usuários envolvidos.

 

 

Os eixos definem dimensões transversais às políticas de saúde, que serão priorizadas nos debates, a saber: formação, pesquisa e intervenção, mas cada eixo poderá ser articulado aos mais diversos problemas ou questões relacionadas às políticas de saúde: saúde mental de adultos, crianças e adolescentes; promoção da saúde; humanização; uso prejudicial de drogas; violência sexual e outros tipos de violência; questões de gênero e etnia, envelhecimento; dimensões culturais e artísticas; questões relacionadas ao território; participação política e controle social; judicialização da vida; medicalização, etc.

 

 

 

Inscrição de trabalhos

 

 

Serão ofertados dois tipos de inscrição de trabalhos:

 

a) inscrição individual para apresentação de pôsteres, mediante submissão de resumo simples com até 100 palavras;

b) inscrição por grupos de pesquisa e intervenção para os GTs, mediante submissão de resumo expandido, entre 800 e 1000 palavras, com possibilidade de, no máximo, dois trabalhos por grupo. Serão considerados grupos de pesquisa e intervenção aqueles com vínculo institucional de alguma natureza e que faça pesquisa e/ou intervenção em interface com a saúde.

 

  • Podem ser apresentados relatos de experiências, resultados de pesquisa, revisões de literatura e textos de opinião desde que relacionados às temáticas dos GT’s.

  • Os temas dos trabalhos devem ter interface com a saúde mental coletiva, mas não necessariamente precisam se referir às ênfases dos GTs. Os GTs estão focados em grandes debates que abarcam qualquer tema específico.

  • Cada proponente poderá inscrever um único trabalho como primeiro(a) autor(a) e até dois como co-autor.

  • Todos os autores que fizerem inscrição de trabalhos, seja na modalidade individual seja na modalidade grupos de pesquisa e intervenção, deverão indicar em qual dos GTs tem interesse de participar.

  • Os trabalhos serão avaliados por pelo menos um dos membros da Comissão Científica e classificados a partir dos seguintes critérios pré-definidos pela Comissão Organizadora: Coerência do texto, Relevância científica e/ou social, Pertinência temática com o campo da saúde coletiva e saúde mental.

  • Poderão ser inscritos trabalhos em português, espanhol, francês, italiano e inglês.

  • O pagamento da inscrição poderá ser feito após o comunicado do aceite, mas será obrigatório para assegurar a inclusão definitiva do trabalho na programação.

  • Dos trabalhos aprovados na modalidade grupo de pesquisa e intervenção, três trabalhos mais significativos para as temáticas serão escolhidos pela Comissão Científica para apresentação oral em cada GT temático.

  • Os trabalhos aprovados da modalidade individual para apresentação pôsteres serão expostos durante todo o segundo dia do evento.

  • Os Anais completos do VI Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental e I Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa e Intervenção: A formação, a pesquisa e a intervenção no agir em saúde coletiva e saúde mental, contendo todos os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados na página web do evento. 

 

 

Os resumos deverão obedecer às seguintes normas:

 

1. O nome do arquivo deve ser o nome do autor;

2. O resumo deve ser digitado em WORD FOR WINDOWS, com a seguinte configuração: papel A4 (formato retrato), margens superior, inferior, direita e esquerda de 3,0 cm, letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entrelinhas, com alinhamento justificado;

3. A extensão do resumo simples deve ser de no máximo 100 palavras e do resumo expandido entre 800 a 1000 palavras;

4. As regras de formatação devem seguir as recomendações da ABNT.

5. O título do trabalho deve vir centralizado, em negrito e em caixa alta, duas linhas abaixo do título, nome(s) do(s) autor(es), por extenso, alinhado(s) à direita, seguido(s) da sigla da instituição a que pertence(m), entre parênteses, somente a primeira letra do nome e do sobrenome deve ser em maiúscula;

6. O texto deve ser iniciado na segunda linha após o nome do autor, parágrafo com recuo de 1,5 cm para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funcionamento dos GTs

 

 

Durante toda a manhã do segundo dia ocorrerão três Grupos de Trabalho (GTs) simultâneos, compondo as atividades do I Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa e Intervenção. Os grupos serão temáticos correspondendo aos títulos das mesas redondas - GT1: Formação para o trabalho em saúde, GT2: Pesquisa em saúde e questões ético-políticas e GT3: Intervenção e práticas autonomistas. Os GTs serão coordenados pelos palestrantes das respectivas mesas do dia anterior e contarão com a relatoria de dois participantes para apresentação na planária final do evento. No início da tarde, teremos um espaço dedicado ao Compartilhamento das produções dos GTs, com o objetivo de se produzir um diálogo sobre a articulação entre formação, pesquisa e intervenção no agir em saúde coletiva e saúde mental.

 

Os participantes das mesas-redondas são pesquisadores e profissionais experientes, que coordenarão os trabalhos nos GTs visando à produção de reflexões consistentes e fundamentadas sobre cada um dos temas. Inicialmente, os coordenadores convidados farão uma exposição sucinta sobre a temática, a partir de suas experiências, de modo a orientar as discussões do grupo. Em seguida, os apresentadores de 3 trabalhos mais significativos para a temática, selecionados dentre os inscritos e aprovados pela comissão científica, farão uma apresentação oral sucinta e dialogal, propondo questões para o grupo sobre a temática em foco. Haverá disponibilização prévia dos trabalhos inscritos e aprovados (resumos simples e expandidos) no site do evento para subsidiar as discussões dos GTs.

 

Os pôsteres selecionados serão expostos durante todo o segundo dia.

 

Os Anais completos do VI Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental e I Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa e Intervenção: A formação, a pesquisa e a intervenção no agir em saúde coletiva e saúde mental, contendo todos os resumos e os relatórios do GTs, serão publicados na página web do evento. Os apresentadores de trabalho deverão indicar em qual dos GTs tem interesse de participar.

 

 

bottom of page